Ao começar um novo ano, é normal fazermos resoluções que implicam uma mudança de atitudes ou de hábitos. Esta é a época ideal para isso. Traçamos planos para que o novo ano nos corra de feição. Mas, se formos realistas, também tentamos antecipar alguns dos desafios que aí vêm. Procuramos assim estar preparados para enfrentar essas adversidades.
No novo ano, em situação normal, não esperamos chegar ao fundo do poço nem ficar enterrados na lama. A acontecer, isso tornaria esse ano inesquecível pelas piores razões. Chegar ao fundo do poço é quase sempre encarado como negativo, péssimo ou catastrófico. Mas, e se não for sempre visto desta maneira? E se chegar ao fundo do poço for um bom sinal? Poderá isto ser possível?
Jeremias chegou ao fundo do poço!
Recordemos o percurso do profeta Jeremias. A missão deste profeta não foi fácil porque, na maior parte das vezes, as mensagens que recebeu da parte de Deus para entregar ao povo eram de repreensão e aviso.
“No quarto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
Toma um rolo, um livro, e escreve nele todas as palavras que te falei contra Israel, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias até hoje.
Talvez ouçam os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes e venham a converter-se cada um do seu mau caminho, e eu lhes perdoe a iniquidade e o pecado.“
Jeremias 36:1-3
Por causa da sua diligência em fazer chegar a mensagem de Deus ao seu povo e aos seus líderes, Jeremias sofreu na pele as consequências.
“Os príncipes, irados contra Jeremias, açoitaram-no e o meteram no cárcere, na casa de Jônatas, o escrivão, porque a tinham transformado em cárcere.
Tendo Jeremias entrado nas celas do calabouço, ali ficou muitos dias.“
Jeremias 37:15,16
Depois disso, assim que foi liberto e teve uma nova oportunidade, Jeremias não desistiu da sua missão (Jeremias 38:1-3). O amor que ele tinha pelo seu Deus não o deixava ficar calado! Essa atitude valeu-lhe então uma descida até ao fundo do poço.
“Tomaram, então, a Jeremias e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; desceram a Jeremias com cordas. Na cisterna não havia água, senão lama; e Jeremias se atolou na lama.“
Jeremias 38:6
Jeremias foi parar ao fundo do poço porque cumpriu a Sua missão. Estar no fundo do poço não foi um fracasso do seu ministério. Foi o seu certificado de idoneidade moral.
Tu também podes chegar ao fundo do poço!
Neste novo ano, estou certo de que Deus te dará muitas palavras de ânimo e encorajamento. Contudo, de certeza que Deus também te vai dar mensagens de repreensão. O objetivo da Sua repreensão e dos Seus avisos é que nós nos convertamos dos nossos maus caminhos, que abandonemos os nossos pecados e vivamos apenas para Ele!
“Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;
porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?
Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.“
Hebreus 12:4-8
À semelhança de Jeremias, poderemos ser o canal através do qual Deus quer entregar alguma destas mensagens. Seja na igreja, ou em qualquer outro lugar, é fácil pregar mensagens que falam sobre o amor de Deus, os Seus planos para a nossa vida, o maravilhoso futuro que teremos ou sobre como Ele nos ajuda a atravessar os desertos da nossa vida. Mas isso não é tudo aquilo que Deus nos vai querer dizer este ano! Isso não é tudo o que Ele quer que nós preguemos!
O nosso Deus também é um Deus de disciplina e justiça. O que vais fazer quando Deus te enviar a entregar uma mensagem de aviso? O que vais fazer quando o Espírito Santo te guiar a falar sobre o pecado e o juízo de Deus? Vais-te acobardar e entregar apenas mensagens para massajar o ego dos crentes ou vais ser como Jeremias?
“Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão.
Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.“
Provérbios 3:11,12