70 x 7

Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18:21,22

Em Mateus 18, Jesus fala acerca do perdão. Ali Jesus manda-nos perdoar os nossos irmãos 70 x 7 vezes, ou seja, continuamente. Perante situações reais, este mandamento pode tornar-se muito difícil de cumprir.

Para nos facilitar a tarefa, Jesus conta uma parábola onde nos dá a entender que a dimensão do perdão que Deus nos oferece é muito maior do que o perdão que algum dia iremos ter que oferecer aos nossos irmãos.

Para quem vive com o sentimento de culpa pelo seu pecado, o que Jesus diz no versículo 22 deve ser motivo de alento. Se Jesus nos lança o desafio de perdoarmos até 70 x 7 vezes, é porque Deus está disposto a perdoar-nos o nosso pecado ainda mais vezes. Resta-nos o arrependimento sincero e descansar nesse perdão.

Preferes o fruto ou a árvore?

Oliveira com azeitonas

O início do capítulo 11 de Lucas fala-nos acerca de oração. Depois de ver Jesus orar, um dos seus discípulos pediu-lhe que os ensinasse a orar. Jesus ensinou-lhes então uma pequena oração modelo:

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.
Lucas 11:2-4

Continuar a ler